sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Roma em sua Gênesis

A fundação de Roma mistura mitos e fatos. Onde o imaginário construído para justificar uma civilização, se mistura com ocorridos verdadeiros. De acordo do Géza os registros de Roma foram datados no quarto século pós-fundação, ou seja, as suas bases não são dignas de grandes considerações pois já tinham uma carga ufanista. Contudo não tratava apenas de inverdades.
Grimal no livro A Civilização Romana, nos conta sobre a lenda de Rômulo e Remo, irmãos abandonados pelo seu pai, o deus Marte, a margem do rio Tibre, e amamentados por uma loba. São acolhidos por um casal de pastores (Faustulo e Larentia). Depois de adultos separam-se, Rômulo escolhe o berço de sua infância e Remo escolheu o outro lado do vale do Grande Circo no Aventino. Favorecido pelos deuses Rômulo vê doze abutres, enquanto seu irmão vê apenas seis. Esse era o sinal de que Rômulo edificaria a cidade e não Remo.
A cidade construída entre sete colinas (Aventino, Quirinal, Palatino, Viminal, Capitólio ou Capitolino, Célio e Esquilino), por Rômulo, contava com muros. Remo ao tentar transpassar os muros da cidade foi morto pelo seu próprio irmão, Rômulo, que queria manter a "inviolabilidade" de sua cidade.
Mitologicamente assim foi erguida a cidade de Roma, contudo Grimal diz: "É certo que os romanos não acreditam nesta história, mas aceitaram-na".
Géza, também não atribuiu a fundação de Roma por Rômulo, pois é mais mitológica do que histórica. Então propõe outra versão: - Havia habitantes locais: os latinos, sabinos, etruscos, terramarícolas, villanovianos, italiotas, etc. O desenvolvimento gradual desses povos possibilitou uma fundição processual de suas culturas que é datado de início do século VI a.C. quando estes povos viviam em cidades-estado. Essa corrente também é ilustrada por Grimal.
Quanto à corrente etrusca, Grimal e Géza apresentam aspectos ainda mais semelhantes. Roma foi dominada pela civilização etrusca, pois a síntese romana está impregnada com a essência estrusca: Modelo de governo, tradições religiosas, cultura e ainda grande parte da estrutura social.
Outro fator abordado por Géza foi a influência grega com o seu estabelecimento no sul da Itália. Influência essa que foi muito sentida na cultura, mas ainda afirma que a fundação de Roma deve-se aos etruscos.
A origem de Roma sempre será algo a ser estudado, pois todos os mistérios dessa civilização ainda está por se revelar. Há grandes perguntas e controvérsias sobre sua fundação.

Por Bruno Drumond Oliveira e Lorena de Souza Coutinho

2 comentários:

  1. legal o texto ! só que me lembra d+, até mais que o normal, a obra de Grimal.
    acessem : galeradosubmundo.blogspot.com
    textos e artigos . . .não transcrições !
    valeu!

    ResponderExcluir
  2. este fichamento vai me ajudar na prova de Francino!

    valeu!
    divulgando aqui.. acessem galeradosubmundo.blogspot.com !ótimos artigos! vale ler!

    ResponderExcluir